O Distrito de Itatupã, na zona rural de Gurupá, viveu um dia histórico na segunda-feira (23/06) com a inauguração oficial da Sala do Ponto de Inclusão Digital (PID). A nova estrutura, instalada na Escola Manoel Januário, é uma iniciativa do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJPA), em parceria com a Prefeitura de Gurupá e representa um marco para o acesso à cidadania e à justiça social para as comunidades mais distantes da região.
O projeto foi idealizado para superar as barreiras geográficas e digitais que historicamente dificultam o acesso dos moradores da zona rural aos seus direitos. A iniciativa foi liderada pelo Dr. Charles Menezes Barros, Juiz Auxiliar da Presidência do TJ/PA, pela Juíza Titular da Comarca de Gurupá, Dra. Mirian Zampier Rezende, e pela Promotora de Justiça, Dra. Juliana Cabral.
Com o Ponto de Inclusão Digital, os cidadãos de Itatupã e arredores poderão, a partir de agora, participar de audiências judiciais por videoconferência, consultar processos e acessar uma série de outros serviços do Judiciário sem a necessidade de longos e custosos deslocamentos até a sede do município.
A Prefeita Iracilda Alho (MDB), comemorou a conquista. “Com essa iniciativa, ampliamos o acesso da população às tecnologias digitais e aos serviços do Judiciário, fortalecendo o compromisso com uma justiça mais acessível, inclusiva e democrática, mesmo nas comunidades mais distantes”, declarou.
A inauguração simboliza mais do que a entrega de uma estrutura física. “Celebramos hoje não apenas a entrega de uma estrutura, mas o fortalecimento dos direitos, da cidadania e da inclusão digital para Itatupã e toda Gurupá!”, completou a prefeita.
A implementação do PID em Itatupã é um passo fundamental para garantir que o poder judiciário e o sistema de segurança pública estejam presentes e acessíveis a todos, promovendo dignidade e respeito no atendimento ao cidadão e consolidando um avanço significativo para a população do interior do Marajó.
Jorginho Neves – Ver o Fato: https://ver-o-fato.com.br/gurupa-municipio-inaugura-ponto-de-inclusao-digital-do-tjpa/
Fotos: ASCOM/PMG