DESFILES ESCOLARES MARCAM O SETE DE SETEMBRO EM GURUPÁ. Grupos culturais e assistenciais somaram às apresentações da independência do Brasil

Notícias

O sete de setembro foi marcado em Gurupá com os desfiles das escolas da zona urbana do município, no centro da cidade, para trazer à memória dos gurupaenses a emancipação política do domínio português e a afirmação do povo brasileiro como nação.

A organização do evento iniciou a programação chamando a população à reflexão sobre o momento delicado que passa a nação brasileira: a derrubada do governo eleito pelos votos do povo, com uma prática anticonstitucional que coloca em xeque a autenticidade do processo democrático no país. A necessidade de se fazer uma reforma política e a luta contra a desigualdade social deram o tom reivindicatório do evento, no qual o prefeito Raimundo Nogueira foi representado pelo seu chefe de gabinete, Paulo Fernandes, e a secretária municipal de educação, Betiza Ferreira, representada pelo seu assessor técnico, Antônio Cristino. O vice-prefeito Manoel Chico e os secretários de saúde (Bira Pantoja) e cultura (Claudinês Alves) também se fizeram presentes.

Banda Marcial de Gurupá abre os desfiles da Independência. Bandeiras são símbolos que demonstram patriotismo e regionalismo

Nos desfiles que foram abertos com a apresentação da Banda Marcial Municipal, demonstrações de sentimentos de patriotismo e regionalismo em cores e símbolos: nos uniformes dos estudantes, nas bandeiras que erguiam, e na história de cada escola. As bandeiras do Brasil e do Pará estavam por toda parte. Destaque para a bandeira de Gurupá, com o amarelo que representa as riquezas do município, o vermelho que lembra o estado do Pará, o azul que menciona céu e rios, o branco que traz a paz e as três estrelas que simbolizam os distritos (Itatupã e Carrazedo) e a cidade-sede.

As escolas de ensino infantil levantaram as bandeiras dos direitos das crianças. Já as escolas de ensino fundamental pediram liberdade de expressão, igualdade de direitos, respeito à diversidade sexual e às diferenças religiosas, e proteção ao meio ambiente. Destaque para o pelotão da escola municipal Ribeiro Dias, que homenageou o marinheiro com apresentação bastante aplaudida.

Liberdade, igualdade e respeito deram o tom reivindicatório nos desfiles das escolas. Pelotão homenageou o marinheiro Marcílio Dias

A Secretaria Municipal de Assistência Social colocou na avenida os serviços realizados no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), com destaque para o desfile dos idosos e para o comitê local do Programa de Erradicação contra o Trabalho Infantil (PETI).

Assistência Social levou a temática do trabalho infantil e os serviços sociais oferecidos pelo Centro de Referência da Assistência Social

Momento de emoção foi quando professores fizeram uma homenagem especial à professora Maria Santana de Almeida Farias, falecida esta semana. Um laço preto no peito de cada um demonstrou o luto, assim como a faixa erguida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) no palanque do evento.

Escola Mariocay focou as homenagens na antiga professora Santana Farias (in memorian). Evento teve apresentação de capoeira

Após a apresentação dos jovens do grupo Arte Capoeira, os desfiles foram encerrados com a Banda Marcial Municipal.

Clique aqui e veja as imagens do desfile de sete de setembro em Gurupá

Texto e fotos: Rui Pena

quarta-feira, 7 Setembro, 2016