Current Style: Padrão

Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para busca Acessibilidade Mapa do site

CONSULTAS COM MÉDICOS DE OLHOS SÃO OFERECIDAS EM UNIDADE DE SAÚDE DE GURUPÁ. População pode adquirir óculos pagando apenas as lentes e a preço baixo

Notícias
CONSULTAS COM MÉDICOS DE OLHOS SÃO OFERECIDAS EM UNIDADE DE SAÚDE DE GURUPÁ. População pode adquirir óculos pagando apenas as lentes e a preço baixo

 

Quem possui qualquer problema na visão pode ser consultado com médicos oftalmologistas na “Semana de Saúde Visual”, que acontece na Estratégia de Saúde da Família (ESF) Nossa Senhora das Graças, no bairro Aeroporto. “É uma oportunidade que a população tem de ser atendida gratuitamente por esses especialistas, já que a Prefeitura não possui esse tipo de atendimento”, ressalta o secretário de saúde de Gurupá, Bira Pantoja.


O serviço é uma parceria do município com a Organização Não Governamental (ONG) B’nai Shalom Mashiach – Filhos da Paz do Messias, em que a Prefeitura disponibiliza a estrutura física da ESF com servidores de saúde para dar apoio à equipe da ONG, que oferece consultas gratuitas à população. 

Consultas na ESF Graças é oportunidade para obtenção de diagnósticos de problemas da visão. Triagem é realizada antes da consulta


Até o dia 26 de agosto, é feita triagem das consultas que serão realizadas com os médicos oftalmologistas a partir da próxima segunda-feira (29), até 2 de setembro, período em que os médicos farão exames clínicos como retinografia (para saber qual tipo de dano o paciente já tem na retina) e  mapeamento de retina (para saber qual melhor lente que se adapta ao olho do paciente). Se alguém necessitar de algum tipo de cirurgia, será encaminhado a centros especializados. Quem precisar adquirir óculos, um laboratório convidado pela ONG fornecerá as armações, com lentes a preços baixos.


“Antes a ONG B’nai Shalom distribuía óculos de forma gratuita, mas muita gente não ia buscá-los, e isso causava prejuízos para a Organização. Por isso, hoje não há condições para fornecermos óculos de forma inteiramente gratuita, mas quem precisa usar óculos paga só as lentes, caso escolha obter os óculos com este laboratório que convidamos para integrar ao nosso trabalho”, esclarece David Ayslan, um dos organizadores da ONG.

Interessados nas consultas oftalmológicas assistem a palestras para conhecer o funcionamento do olho e o trabalho da ONG B'nai Shalom


Na ESF Graças, são distribuídas até 600 senhas diárias, com número de 50 prioridades pela manhã e 100 pela tarde, no horário de 8 às 12h e 14 às 18h. Todos que procuram o atendimento oftalmológico assistem à palestra sobre saúde da visão, em que são abordados os principais problemas acometidos como catarata, miopia, astigmatismo e presbiopia (ou visão cansada). Os participantes também conhecem o funcionamento olho humano e o trabalho realizado pela ONG no Brasil.


A B’nai Shalom é uma ONG judaica, financiada por empresários judeus do estado do São Paulo, cuja filosofia é ajudar pessoas necessitadas. “Uma forma de ajudar ao próximo, devolvendo a Deus tudo o que ele nos dá”, segundo David. "Trabalhamos em mais de 80 cidades paraenses há quase dois anos e Gurupá está na sequência dos atendimentos, que giram em torno de 10 a 12 mil por mês."

 

Texto e fotos: Rui Pena

 

 

sexta-feira, 26 Agosto, 2016