ARMAS MUNICIPAIS E A BANDEIRA DO MUNICÍPIO DE GURUPÁ

De acordo com a Lei nº 352 “Cria as armas Municipais e a Bandeira do Município de Gurupá, e dá outras providências”.

Foi aprovado pela Câmara Municipal de Gurupá em 06 de junho de 1969 lei que rege as regras para a criação das armas municipais e a bandeira do município de Gurupá.

  • Art. 1º) A arma do Município de Gurupá, será em estilo hispano – lusitano, tendo ao alto o sol a irradiar raios sobre uma estrela de cor azul, em centro dos lados superior, inferior e dos flancos direito e esquerdo do seu todo haverá uma flor de lis em vermelho, lembrando as cores do estado, ao centro do florão, dividido em duas partes, na da direita, uma fortaleza recordando o marco inicial da cidade e os feitos heroicos de nossos antepassados; a esquerda uma arvore de seringueira em corte, baseado no extrativismo do látex e da maneira sobre fundo verde simbolizando nossas florestas. A fortaleza estará sobre o fundo azul lembrando nossos céus e rios. Uma faixa branca com a inscrição GURUPÁ – PARÁ – 1623 definirá o município, o estado a que pertence a sua dada de fundação.
  • 2º) A arma do município será, a partir da aprovação desta lei inserido em todos os papeis e documentos, ficando instituído o dia 07 de setembro como o dia das armas Gurupaenses.
  • 3º) A Bandeira Gurupaense obedecerá em tamanho as leis vigentes sobre a matéria e terá forma retangular, dividida em três cores com idêntica largura; ao alto azul, ao centro amarelo e em baixo vermelho escuro. No ângulo superior direito, haverá um retângulo branco que ocupará da cor azul, por sua largura, onde aparecerão três estrelas da cor azul dispostas de forma a formar um triangulo com o ápice voltado para cima, representando os três distritos municipais. As cores da bandeira simbolizarão nossos céus e rios, nosso sol tropical e Estado.
  • 4º) A Bandeira Gurupaense, será hasteada em consonância com a nacional e estadual em todas as cerimonias oficiais realizadas em território Municipal, e aos domingos e feriados em todas as repartições Municipais. Outras disposições quanto ao uso da bandeira do município, serão regulamentadas pelo poder executivo, através de decreto e no prazo de trinta dias após a aprovação desta lei.

ART. 2º0 Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições contrárias.

GABINETE DO PREFEITO MUNICIPAL DE GURUPÁ, EM 06 EM JUNHO DE 1969

Compartilhe!