PATRIMÔNIOS

Forte de Santo Antônio de Gurupá

Forte de Santo Antônio de Gurupá localiza-se na Ilha Grande do Gurupá, na confluência do rio Xingu com o delta do rio Amazonas, sobre um rochedo em posição dominante daquele canal de navegação, no atual município de Gurupá. As ruínas encontram-se tombadas pelo Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1963, sob a jurisdição do Ministério da Defesa. Atualmente pode ser visitado, encontrando-se o parapeito de seus muros ornado com duas das antigas peças de ferro, sobre pilares de concreto.

RELIGIÃO E CULTURA

A população de Gurupá é predominantemente Católica, com uma minoria de pessoas que professam as religiões Assembleia de DeusIgreja do Evangelho QuadrangularAdventista do Sétimo DiaIgreja Cristã no BrasilIgreja da VinhaTestemunhas de Jeová, além de pessoas que manifestam não possuir religião alguma.

Em praticamente todas as comunidades do município existe um santo padroeiro que possui a sua festa específica. o Santo padroeiro da cidade é Santo Antônio, contudo, o santo mais festejado é mesmo São Benedito. Durante o festejo deste santo e a cidade fica em festa tendo como dias de destaques os dias 22 à 27 de Dezembro, onde as Festas Vesperais são regidas pelos DJs de vários ritmos como o Mélody, Sertanejo, Funk, Carimbó, dentre outros ritmos e são regadas a muita cerveja, destacando o "Banho de Cerveja", uma tradição local que atrai turistas de todas as cidades vizinhas e até mesmo pessoas de lugares mais distantes.

GEOGRAFIA

O território do Município de Gurupá está localizado no nordeste do Estado do Pará, na zona fisiografia do Marajó e Ilhas. Primitivamente era habitado por índios, até que, em época desconhecida, os holandeses ali se estabeleceram construindo feitorias e portos fortificados. A sua sede está localizada na margem direita da Rio Amazonas logo abaixo do delta(foz) do Rio Xingu. Além da sede o município conta com 2 (dois) distritos: Carrazedo, localizado entre a sede do município Gurupá e o município de Porto de Moz e o distrito de Itatupã que fica entre Gurupá e o município de Santana no Estado do Amapá. Além desses distritos destacam-se também as comunidades localizadas nos rios Ipixuna, Mararu, Moju, Marajoí, Pucuruí, Gurupá-Miri, dentre outros. O Município de Gurupá está cortado longitudinalmente pela Ilha Grande de Gurupá, que é a segunda maior ilha do Delta do Amazonas. Está localizada perto da confluência dos rios Amazonas e Xingu a oeste da Ilha do Marajó, no estado do Pará, Brasil. A ilha possui uma área de 4.864 km².

 

Compartilhe!