Gurupá é um município brasileiro do estado do Pará. Localiza-se a uma latitude 01º24'18" sul e a uma longitude 51º38'24" oeste, estando a uma altitude de 20 metros. Sua população estimada em 2016 era de 32.049 habitantes. O município de Gurupá possui duas unidades de conservação de uso sustentável: Reserva de Desenvolvimento Sustentável Itatupã-Baquiá e Reserva Extrativista Gurupá-Melgaço.

A colonização da região remete às disputas territoriais durante as Grandes Navegações. Segundo o Historiador Décio A. Guzmán o navegador inglês John Ley alcançou a região em 1598 e os holandeses liderados por Jan de Moor estabeleceram feitorias de Orange (Maturu) e Nassau (Gomoaru) onde se produzia principalmente cana-de-açúcar, e construíram um forte militar na região da foz do rio Xingu na busca da defesa da extração das chamadas drogas do Sertão na região.

Quanto à colonização portuguesa dessa região, iniciou-se em 1623 com a destruição do já citado forte neerlandês existente no local pelo militar Maciel Parente em 1623 e a consequente mudança de nome para Forte de Santo Antônio de Gurupá dando origem ao nome da atual cidade.

Em 1639 a povoação foi elevada a vila e, em 1885, a cidade.

Compartilhe!