Current Style: Padrão

Ir para o conteúdo Ir para o menu Ir para busca Acessibilidade Mapa do site

Gurupá completa 392 anos em 11 de novembro

História de Gurupá
Gurupá completa 392 anos em 11 de novembro

 

Gurupá tem muitos motivos para comemorar seu 392o aniversário: seu povo e sua riqueza histórica e patrimonial.

O bolo de aniversário que está sendo preparado junto com a programação festiva que acontecerá na praça Mariocay e no estádio Palhetão são a forma que os gurupaenses têm para festejar mais um ano dessa cidade maravilhosa e acolhedora.

Conhecendo um pouco da história de GurupáA colonização da região remete às disputas territoriais durante as Grandes Navegações portuguesas. Segundo o historiador Dércio Gusmán, o navegador inglês John Ley alcançou a região em 1598 e os holandeses, liderados por Jan de Moor, estabeleceram feitorias de Orange (Maturu) e Nassau (Gomoaru), onde se produzia principalmente cana-de-açúcar e construíram um Forte militar na região da foz do rio Xingu, em busca da defesa da extração das chamadas Drogas do Sertão na região.

Trapiche antigo de Gurupá/Data e autor desconhecidos

A colonização portuguesa nessa região começou 1623 com a destruição do já citado forte holandês existente no local pelo militar Maciel Parente, em 1623, e a consequente mudança de nome para Forte de Santo Antônio de Gurupá, dando origem ao nome atual da cidade.
A povoação foi elevada à condição de Vila, em 1639, e à condição de cidade, 1885.

Beira Rio antiga/Data e autor desconhecidos